Caminho da avalanche de Celliers

Caminhadas & passeios em La Léchère

Caminho da avalanche de Celliers - Caminhadas & passeios em La Léchère

Entrar no mundo das avalanches? Em Celliers é possível, mesmo no verão!

O caminho das avalanches irá ajudá-lo a descobrir como os humanos conviveram com as avalanches e, em seguida, quais meios de combater esse fenômeno natural eles desenvolveram.

DepartamentoSaboia
Local de partidaLa Léchère
Período recomendadode junho a outubro

Da estância termal de La Léchère, siga em direção a Notre-Dame-de-Briançon e siga em direção ao Col de la Madeleine.

Depois da aldeia de Celliers, siga pela estrada que segue à direita em direção ao refúgio Logis des Fées, ponto de partida da caminhada.

No meio de paisagens tranquilas de verão, o sítio de Celliers, rodeado de caminhos de avalanches no inverno, revela-nos a teimosia dos homens ao longo do tempo, para manter a vida nas 5 aldeias. O Estado tem desenvolvido trabalhos de combate às avalanches e de proteção do acesso às aldeias, a partir da década de 1950.

O desafio do percurso e dos seus equipamentos é descobrir um fenómeno no verão, as avalanches., puramente inverno! Para tal, são oferecidas diversas ferramentas: painéis informativos complementados por uma abordagem mais sensível que envolveu artistas (pintor e escultor). O som também está ocasionalmente presente na rota.

A descoberta faz-se em várias etapas: depois de ter passado simbolicamente pela porta do mundo das avalanches, o visitante descobrirá que os habitantes de Celliers deram “um pequeno nome” a cada avalanche. Nomes que foram retomados posteriormente, quando técnicos e pesquisadores quiseram compreender o fenômeno antes de propor meios de combatê-lo.

Terreno natural por toda parte. O caminho da avalanche não é recomendado:

• para pessoas propensas a vertigens e crianças pequenas (algumas passagens estreitas e íngremes);

• em tempo de tempestade (linha de energia, aço dos sistemas de proteção contra avalanches) e geada cobrindo o solo (risco de escorregões e quedas perigosas). Intransitável em caso de neve.

Presença de rede elétrica de 225 kV: cuidado com pessoas portadoras de marca-passo.