Torre Liverdun

7.9

DepartamentoMeurthe-et-Moselle
Cidade de partidaLiverdun

A partida é no portão alto que é atravessado para entrar na cidade velha. Indo para a igreja, você encontrará, na frente, o Posto de Turismo, que entrega gratuitamente a descrição abaixo com um plano detalhado. Há vagas de estacionamento em frente à igreja e ao lado da porta alta.

Vire as costas para a Porte Haute e saia da aldeia subindo a Avenue de la Libération. Saia na encruzilhada, à sua direita, a Capela Bel Amour. Admire a montagem de algumas casas construídas em estilo Art Nouveau e à sua esquerda, algumas belas vistas da represa de Moselle e Aingeray.

Chegou no CD 90, você pode fazer um pequeno desvio para a Croix Saint-Euchaire, em seguida, cruzar para tomar o caminho de Marbache à direita. Há um sinal de GR na entrada da rua e siga os discos amarelos. Continue a caminhada até o cruzamento onde você segue o caminho à direita.

Oposto, entre dois carvalhos, é uma fonte; é deste vale, o fundo de Peuvenelle, também chamado "debaixo de bandeira" que a cisterna da Place de la Fontaine uma vez alimentou toda a parte superior de Liverdun.

Depois de caminhar ao longo da floresta de um lado e da "Roche Barbotte" do outro, em seguida, sobre a saída do antigo túnel do canal, você chegará a Rue du Tir. As pedreiras à sua esquerda foram usadas durante a construção do canal. O estande de tiro, que deu nome à rua, ficava no alto do vale.

Na boca da rua, à sua direita, você pode consultar o mapa que mostra a rota da GR5, versão 1978. Atravesse a ponte Maladrerie também chamado de "ponte preguiçoso", que desde o desaparecimento do canal, irá agora abrange mais do que uma faixa de terra. Nos semáforos, vá para a esquerda ao longo do CD ao longo da borda do antigo porto, onde as barcaças esperavam antes de entrar no túnel. Passe por baixo da ponte ferroviária e siga os portões da fábrica de Pont-à-Mousson. Em seguida, siga as indicações da ciclovia e ao longo do Mosela da localidade "o vau do ferry". De fato, por muito tempo apenas uma balsa permitiu cruzar o Mosela.

Uma curva grande, que ultrapassa o "paquis", irá levá-lo à entrada do parque de campismo. Você será capaz de admirar os belos pontos de vista sobre a vila e ver os restos das muralhas e, em particular, parte das torres que cercavam a cidade. Do outro lado da Mosela, a vista do castelo de Flie, construída em 1905, refletida no Moselle, é um espetáculo que inspirou mais de um artista.

Depois de passar o acampamento, as quadras de tênis e o campo de futebol, você passará por baixo da ferrovia. Você contornará a antiga fábrica de atolamento para chegar à área de recreação no antigo local das válvulas, um pequeno jorro no Moselle antes de ser canalizado. Um braço desviado do rio alimentou o moinho agora desaparecido. Você pode avançar no píer e ir para as pequenas ilhas antes de refazer seus passos.

Neste ponto, duas opções são possíveis:

1) Se você está cansado, escolha a opção curta, tomando, em frente à parada, o pequeno caminho íngreme, chamado "trilha do moinho", que o levará para o Grand'Rue. Para retornar ao seu ponto de partida, você pode optar por fazer o backup do High Street ou ir direto ao longo do açougueiro para pegar as escadas do Riviera Leite ou Laye. No topo dessas escadas, no sopé do Castelo de Corbin, o Grand'Rue cruza os restos da Porte en Mi (que separava a cidade baixa da cidade alta). Virando à direita, você passará na frente da antiga lavagem municipal. Depois, virando à esquerda em um pequeno estacionamento, você chegará à Place de la Fontaine. Caminhe ao longo dos arcos e passe entre as casas renascentistas para chegar à Place d'Armes em frente à igreja. À sua direita, você verá o Portão Alto para chegar ao seu ponto de partida.

2) Se você ainda tiver alguma coragem, atravesse a área de recreação para a barreira branca para ir ao longo da água abaixo da estrada chamada Pisuy. O caminho continua passando por trás do campo de mini-golfe e da entrada de água com uma bela vista da costa virada a sul e anteriormente plantada com vinha. O caminho sai do Mosela, vire à direita para voltar à rue du Sous-Vignal (sob as vinhas) um pouco antes do cemitério. Você então ignorará o que já foi chamado de Jard. Você então tem que ir até esta longa costa para retornar à Porte Haute, desfrutando de belas vistas da alça do Mosela e outra parte das antigas muralhas da cidade.