Rock de São João

Caminhadas & passeios em Gluiras

Rock de São João - Caminhadas & passeios em Gluiras

Esta caminhada permite que você descubra um local notável localizado a 500 m da vila de Gluiras, no coração da Ardèche, no Parque Natural do Monts d'Ardèche, a 50 km de Valence. Com uma duração de cerca de 3 horas (ida e volta), esta magnífica caminhada visa o cume do Rochedo de São João, pescoço vulcânico constituído por órgãos basálticos, colunas de rochas pentaédricas negras. Este pescoço vulcânico é o que resta, após a erosão, de um vulcão vivo... há 8 milhões de anos! O Rochedo de São João é também o local das ruínas de um castelo da Idade Média. A partir deste antigo cone vulcânico, podemos descobrir em 360 graus os seguintes locais: o Vale do Rhone, o Mont Ventoux, o Monte Gerbier de Jonc e, mais perto, o vale selvagem de Glueyre e a aldeia de Gluiras.

DepartamentoArdèche
Cidade de partidaGluiras

Esta caminhada é um loop da cidade de Gluiras, permitindo o acesso ao Rock of Saint John e visitar as aldeias de Pral, Chapelèche... Primeiro, caminhe em direção a Saint-Sauveur Montagut cerca de 800 metros (estrada departamental D230). O ponto de partida do passeio está localizado no cruzamento indicando a esquerda da aldeia de Marette.

Na encruzilhada à esquerda para a aldeia de Marette, pegue um caminho à direita ao longo da estrada departamental D230. Certifique-se de respeitar cercas e propriedades que geralmente são privadas. Este caminho irá levá-lo ao pé da Rocha de São João. Então você só tem que encontrar a trilha de cabra que leva através da caixa... Pequena pista: este caminho está localizado ao norte da rocha. Vá para o sul sob o buxo. Atravesse um caos de rochas negras basálticas.

Do topo do Rock, você pode descobrir um excelente grau panorâmica de 360, com, entre outros: o Ocidente: o Mont Blanc, os Vercors ("Les 3 montanhas Becs da Drôme...) o vale do Ródano para o sudoeste: o Mont Ventoux, a pluma das quatro torres de resfriamento da usina nuclear de Cruas, no Sul: o vale Glueyre (onde você pode nadar), Privas (prefeitura Ardeche) entre o cume acima do vale e turbinas eólicas que estão aparentemente em um pico mais distante; no Oriente: o planalto Ardèche mais de 1000 metros, com o pescoço do Escrinet (Aubenas está por trás), Mont Gerbier de Jonc (fonte do Loire) para o norte, na aldeia de Gluiras...

Então você pode aproveitar a oportunidade para ir mais baixo e descobrir o notável local da casa em ruínas de Saint-Jean...

Das ruínas de Saint-Jean, um caminho tranquilo percorre o sopé da encosta ocidental e permite encontrar o caminho percorrido.

Uma vez atrás no cruzamento entre a estrada Provincial 230 e estrada Provincial 264, tomar a direcção de Saint-Pierreville cerca de 2 km (D264).

Você encontrará à sua direita uma estrada pavimentada que leva a "Le Pral" e "Chapelèche", beco sem saída para carros.

Sob o terraço do alojamento de Chapelèche, siga o caminho cheio do Oriente. Ele atravessa a floresta de castanheiros, atravessa um primeiro riacho em uma ponte de pedra e depois um segundo.

É então necessário atravessar algumas barreiras que devem ser cuidadosamente fechadas para que as ovelhas não escapem. Preste atenção a dois grandes cães "Patou" brancos que vivem com o rebanho; quando você chegar, eles vão falar muito alto; não tenha medo, fique quieto até que cheguem até você e cheire você (é oi ardéchois!).

Quando começamos a ver os edifícios da fazenda "Les Clos" (porco vários edifícios), é hora de voltar na castanha para chegar à estrada pavimentada que serve a fazenda.

De lá, junte-se a estrada departamental 230 anotada no mapa que lhe permitirá retornar ao ponto de partida: a cidade de Gluiras. Você será capaz de desfrutar no restaurante sorvetes caseiros deliciosos de uma fábrica local, incluindo o delicioso sorvete orgânico castanha Ardèche! Você também terá a oportunidade de beber no café.