Mistérios e pedras antigas

Caminhadas & passeios em Saché

Mistérios e pedras antigas - Caminhadas & passeios em Saché

Através desse Honoré de Balzac chamou de "um dos mais belos vales da Touraine", vamos levá-lo através do antigo caminho de Azay existe desde a Idade Média, provavelmente servindo locais estratégicos para a época, especialmente marcada pelas invasões normandas e pela guerra de cem anos que o sucedeu.

O monte de castelo Robin, localizado em Pont-de-Ruan, testemunha a estas páginas da história a França particularmente perturbada. Ele sobe a mais de 40 m do nível do Indre que passa abaixo: ponto de observação privilegiado que domina todo o vale. Contagem de Anjou, conhecido como "príncipe negro", Fulk Nerra (século X) fez fortalecer este monte rochoso, tornando-se realizar refúgios subterrâneos sofisticados em 3 níveis, comunicando-se com o rio e inúmeras galerias que pontilham a encosta, provavelmente até o castelo de Chevrière, não muito longe dali. Muitos desses subterrâneos estão agora desmoronados, mesmo fechados por causa de sua periculosidade.

Esta porção vale acima de um Ford grande bandeja /, abaixo do moinho verde (povoado baixo goatherd) que duplicou que de Pont-de-Ruan, a montante. Este último, localizado em uma antiga estrada galo-romana que coincidia com a estrada para Compostela, estava frequentemente sobrecarregado. Pode-se pensar que toda esta área, incluindo as fábricas, se abrigavam pequenas estruturas econômicas da estação tipo de relé, ferreiro, hostel, comércio, cobiçado por muitos bandidos na região e os soldados de passagem.

Vamos ir um pouco mais, um século mais tarde... com a implementação do Priorado de relé (Pont-de-Ruan) por Bertrand Arbrissel, o próprio fundador da Abadia de Fontevrault. Este convento misto (Ordem de São Bento) durou até o século XVIII, quando foi destruído e vendido mais tarde como propriedade nacional durante a Revolução... para, finalmente, ser transformada em fazenda! Tudo parece ruína... e ainda assim continua a ser o lar da abadessa, um soberbo pombal da Idade Média e - um fato raro - uma igreja particular consagrada. Os proprietários, corajosos e implacáveis, realizam a reabilitação do local com a ajuda de voluntários e organizam eventos culturais relacionados com a herança do Val de l'Indre. Os lugares são privados, mas podem ser visitados por marcação.

DepartamentoIndre-e-Loire
Cidade de partidaSaché
Período recomendadode fevereiro a dezembro

Você pode fazer este passeio de bicicleta até o final do passeio, mas também de carro, por 2 km, depois a pé.

Da praça Alexander Calder em Saché (prefeitura), siga a direção de Druyes. Passe pelas três pontes. Na paragem, vire à direita e siga em frente por 300 m, em direcção a Artannes sur Indre, pela estrada D84. Estacione na saída da aldeia de Basse Chevrière, que você acabou de atravessar, no pequeno estacionamento, à esquerda, ao pé da face da rocha.

Você está no vale do Indre, entre o alto talude da pedra calcária, uma floresta densa e o rio... Há pouco lugar para estacionar de carro e os ombros são móveis! A velocidade é limitada, mas tenha cuidado ao apertar para a esquerda e sinalize-se. Você está na estrada do Indre de bicicleta, mas também no circuito Tour de France de 1957, e os ciclistas são muitas vezes a caixa na descida!

Ao longo da encosta é perfurado com numerosas escavações de que a pedra de tuffeau foi anteriormente extraída para a construção dos muitos castelos da região. A maioria dessas cavernas foi habitada; muitos vestígios testemunham isso: restos de casas, chaminés, portas de metal, grades nas janelas. Na maioria das vezes havia uma habitação e a parte escavada servia de sala (a 13 ° de constante). Tenha cuidado, não vá muito perto porque muitas vezes há pedregulhos muito friáveis.

Faça cerca de 400 m... o aterro leva altura, para culminar abruptamente a 40 m... Você está no pé da defesa motte de "Château Robin". A parede é vertical, perfurada com buracos. O lugar parece inóspito: vá lá rapidamente... os lugares são assombrados, de acordo com uma antiga lenda local. Depois de 250 m, no topo da colina, virar à esquerda, deixando uma vista soberba da mansão de Vonnes (século 15), no seu vale bucólico.

Suba o pequeno caminho por 200 m, depois entre no belo caminho com um caminho barrado. Você verá rapidamente à sua esquerda, os contrafortes da defesa de butte que ainda culminam e o resto do fosso (domínio privado). Depois de 250 m, vire à direita na estrada da floresta (lamacenta) e siga em frente, para oeste, por 900 m. Você então desce em um vale profundo. No lado esquerdo do caminho há grandes pedras musgosas: restos de paredes caídas de uma antiga propriedade. Prove o silêncio: você entra no recinto do convento do Revezamento (século XI). Siga as altas paredes arruinadas à sua esquerda e entre na estrada oca por 70 m; você chega ao pé de um grande portal de pedra monumental (século XVII) cujo frontão é esculpido: vestígio provável da antiga muralha do convento. Você pode ver, no fundo, um antigo forno de pão e à esquerda o que era uma igreja, agora reabilitada e algumas casas.

Refaça seus passos. Faça uma pausa neste vale que manteve alguma magia... Pegue o caminho da floresta que sobe. Depois de 500 m, na encruzilhada com sinais, vire à esquerda no caminho que desce para outro vale. Faça 200 me chegue ao teatro do celeiro de Vaugarni. Vire à direita e pegue a pequena estrada pavimentada que o leva de volta ao RD 84 (800 m). Admire novamente a bela vista da mansão de Vonnes durante a maior parte do caminho. Vire à direita para retornar a Saché, a 2,5 km de distância ou até o estacionamento (800 m).