Loop de Vendoire

Loop de Vendoire - Caminhadas & passeios em Vendoire

DepartamentoDordonha
Local de partidaVendoire

Ponto de partida: Igreja Vendoire, em frente ao memorial de guerra.

Possibilidade de estacionar na Câmara Municipal de Vendoire a poucos metros de distância.

No cruzamento das estradas D102 e C201, pegue a D102 em direção a Verteillac.

Esta caminhada faz parte das caminhadas registradas no Departamento. Um mapa topográfico está disponível no Posto de Turismo do Périgord Riberacois.

1. Em direcção ao cemitério: Passe junto à igreja, caminhe ao longo da muralha do castelo. Passe em frente à antiga escola da aldeia, transformada em restaurante. Chegue antes do cemitério, pegue a Route des Crêtes à direita.

2. Estrada de crista: Contemple o vale de Nizonne a partir da estrada de crista. Você passa temporariamente na aldeia de Nanteuil.

3. Montsalut: Pegue a estrada para a aldeia de Montsalut (município de Vendoire) à direita.

4. Em direção a Tourbières: Continue na estrada para Montsalut até o cruzamento com a estrada para Tourbières. Siga em frente no impasse do sítio de Toubières, visite as turfeiras de Vendoire (se desejar), caso contrário, pegue o caminho marcado em amarelo à direita para seguir o sítio.

5. Em direção à aldeia: Pegue o impasse du Héron Blanc à direita para encontrar a rota des Tourbières. Vire à esquerda na Route des Tourbières. No cruzamento entre o impasse du Canard Sauvage e a rota de la Croix, vire à direita na rota de la Croix.

Siga as indicações na primeira estrada à esquerda, a Route du Petit Jarnac. Chegar ao entroncamento com a estrada Léo Laffargue, virar à direita em direcção à aldeia. Você pode contemplar o castelo da estrada Léo Laffargue.

6. Retorno ao ponto de chegada na Igreja de Notre-Dame de l'Assomption.

Pontos de Interesse:

O castelo de Vendoire, datado de finais do século XVII, está edificado num terraço perto da igreja, no local de um primeiro castelo, chamado Bourzac, construído em meados do século XVI. A vasta e luxuosa residência tem uma arquitetura simétrica e clássica do século XVIII: um edifício principal ladeado por dois pavilhões retangulares com telhados de mansarda e estendido pelas dependências. De notar os frontões esculpidos com cabeças de leão, guirlandas, brasões e o caduceu, emblema da paz e do comércio, durante o restauro de finais do século XIX.

O sítio natural das turfeiras de Vendoire, uma original e pouco conhecida zona húmida, situada no fundo do vale do Lizonne, constitui uma turfeira básica de interesse internacional, ligada a uma fauna e flora singulares e diversificadas flora. De junho a setembro, a casa do pântano o levará a descobrir a história natural e o passado ligado às atividades humanas dessa turfeira básica com um passado multimilenar. O local oferece diversas atividades como: arvorismo, pesca, passeios de barco ou oficinas temáticas. Todo o ano - visita livre dos trilhos de interpretação - visita guiada por marcação.

A igreja Notre-Dame-de-l'Assomption em Vendoire foi construída no século XII de acordo com uma planta em cruz latina com uma nave e uma abside semicircular amplamente adotada no século XIX. Desenhada em pedra talhada e entulho calcário, as paredes em calha da sua nave única são posteriormente revestidas a lambris. Apesar de numerosas alterações, conserva uma torre sineira românica de planta quadrangular, vazada de cada lado por dois tramos com colunas e capitéis cúbicos. Note-se, em particular, na fachada oeste, um portal com três arcos com paredes laterais e colunas com capitéis esculpidos cuja arquitetura vem diretamente da vizinha Saintonge.