Circuito da guarita

Caminhadas & passeios em Moëlan-sur-Mer

Circuito da guarita - Caminhadas & passeios em Moëlan-sur-Mer
9.5

Se, por falta de tempo, você teve que fazer uma única caminhada em Moëlan-sur-Mer, não hesite, vá descobrir a península de Merrien. Foi, em 1977, a primeira aquisição do Conservatório do Litoral na Bretanha.

Durante a caminhada, você verá o farol, o estuário de Merrien, a casa da guarda, a costa selvagem, o porto de Brigneau, o forno de pão, sequóias, uma torre, o moinho l'Abbé ou o porto de Merrien.

Partida do estacionamento da margem direita da enseada de Merrien.

DepartamentoFinistère
Local de partidaMoëlan-sur-Mer
Período recomendadode maio a setembro

Da igreja de Moëlan-sur-Mer, siga pela D116 em direção a Kerfany-les-Pins / Brigneau. Na 1ª rotatória, pegue a 3ª saída (D216) em direção a Brigneau. A 1,3 km, vire à esquerda no Parc Mon Bail. Continue na estrada até estacionar (beco sem saída).

Sinalização: 1. Partida do estacionamento da margem direita da enseada de Merrien.

Pegue um pequeno caminho que o levará ao farol. O caminho irá primeiro levá-lo ao farol e depois seguir para o estuário do Merrien. Viaje ao longo do estuário para Beg Ward Point. Deixe o caminho do litoral por alguns momentos para descobrir esta casinha especial com vista para o oceano. Este é o forte de Houard que aqui chamamos de "a alfândega", que monitora a costa apreciada por traficantes de todos os tipos.

Junte-se à trilha da alfândega. Você será capaz de observar nas rochas algumas escadas anteriormente emprestadas pelas algas marinhas. Você vê a ilha de Groix.

Você então chegará na ponta de Vaz Couz e da praia de Graounec (o banho é perigoso!) Eternamente interceptado pelo oceano. A trilha termina em Poulguen. Lá, o solo é polvilhado com vários lampejos de mica.

No caminho agora para o porto de Brigneau. Na foz do estuário, na margem direita, é possível ver os restos da antiga fábrica de conservas de Malachappe (circuito n ° 5). Agora é hora de deixar o mar por um parêntese no chão.

Você alcança a aldeia de Kermeurzach e, em seguida, você vai voltar para Poulguen, onde você vai deixar o caminho do litoral. Estradas vazias e velhas estradas passam por uma bela floresta de madeiras nobres. Na curva da estrada, você ficará surpreso com o forno de pão Kerel.

Você entrará agora na floresta de Placamen no meio da qual estão duas sequóias gigantes plantadas em 1962. Agora é hora de se juntar ao moinho de Abade que infelizmente a roda hoje não liga mais.

Você descobre o fundo do estuário onde está o naufrágio de um velho barco de sardinha. Na maré baixa, as garças vêm para fazer seu mercado lá. Os barcos estão se tornando mais numerosos. O porto está próximo. No final do caminho, um banco de madeira espera por você para um merecido descanso. Aproveite o tempo para desfrutar de uma última visão da foz do estuário.