Cancon - Carretel

Caminhadas & passeios em Cancon

Cancon, para Moulinet, para descobrir o terroir... Caminhadas e gastronomia andam de mãos dadas neste circuito traçado através de pomares de ameixa e avelã. Ente Ameixa, processada na Cooperativa de Ameixa Lamouthe, que também comercializa confeitaria de avelã; charcutaria local em um lugar chamado Terreblanque, etc... Você vai fazer 16,4 km. Você tem que contar 4h15 de caminhada, 2h50 com cavalo, 2h10 com VTT. Você está a 20 km ao norte de Villeneuve-sur-Lot pela N21.

DepartamentoLot e Garona
Local de partidaCancon
DificuldadeDesportiva

Partida: estacionamento da prefeitura de Cancon. Pegue uma garrafa de água e binóculos. A marcação é amarela. Esta caminhada está disponível para download no site do Comitê Departamental de Turismo Lot-et-Garonne.

De volta à prefeitura, siga para Castillonnès seguindo a rue du Marché por cerca de 60 m. Siga a rue de la Pie que canta. Pegue as escadas, que passam por cima de um poço. Atravesse o N 21 com cautela. Siga em frente, rue Porte de la Ville. Siga sucessivamente rue Basse, Place des Marronniers e rue Porte Fausse. Suba até o mirante do monte do antigo castelo. Desça para a esquerda ao pé da muralha, encimada por uma torre antiga, apenas vestígios do castelo. No final do caminho, dê alguns passos à esquerda em uma estrada e desça um caminho sombreado à direita. Pegue a estrada em declive à esquerda, depois um caminho gramado abaixo. Passe por um túnel de pedra. Após a lavagem, pegue a estrada à direita, via Chanteclair. Ao ceder, siga com cuidado o lado baixo do D 124 por cerca de 280 m.

No sinal de Lamouthe, pegue a rua sem saída à esquerda. Vire à direita ao pé de um monte de terra, plantado com um pomar de ameixa de Ente. Ignorar os edifícios da empresa Unicoque pela esquerda. Após o galpão da fazenda Lamouthe, desça em uma estrada de cascalho. Atravesse o dique entre os dois lagos. Vire à direita ao longo do lago a jusante. Antes do dique, vire à esquerda em uma pista de grama que separa dois campos. Nos quatro caminhos, siga em frente em outro caminho gramado. Suba ao longo de uma sebe.

Atravessar uma estrada (ver bobina à direita). Vá em frente em uma pista gramada. Pegue a estrada sinuosa à direita, via Ginestet (pombal) e Lachapelle (poço e lago).

Atravesse o D 206 e siga para a direita, com cautela. Vire à esquerda em uma estrada larga de cascalho (antiga linha de bonde). Vá para a direita em uma pequena estrada (lado gramado largo). Vire à esquerda em direção a Penchenat. Na parte inferior, nos três caminhos, vire à direita ao longo do Mangane Tolzac.

Na ponte, atravesse o D 124 e suba por cerca de 270 m. Depois das vinhas, siga em direcção a Camp de la Petite, Causse e Péries. Cerca de 200 m depois do portão de Causse, desça para a direita. Depois da casa isolada, siga em frente por uma trilha gramada. Atravesse uma ponte de concreto e vire à esquerda. No topo do pomar de ameixas, siga pela estrada à esquerda. Na frente da casa de Paga, vire à direita, em uma floresta, em uma estrada de terra. Na frente de um palombière, vire à direita em um caminho ligeiramente vazio em sua segunda parte. Na saída da floresta, desça em um campo.

Vá para a direita da fazenda Na Sylvain Jaffrenou (delicatessen local). Siga a estrada para cima à direita. Na primeira curva, vire à esquerda em uma estrada fechada. Envolva-se na floresta em um caminho sinuoso. Pegue a estrada à esquerda. Ao ceder, vá em direção a Labarrouille (ou La Barrouille, dois escritos diferentes para esta localidade). Nas três estradas, continue em direção a Barrouille Haute. Depois de uma pequena colina, desça a trilha de cascalho em direção a uma plantação de pinheiros. Vire à esquerda na borda da madeira. Caminhe ao longo de uma sebe e vire à direita. Vire à esquerda na frente de outro hedge. Passe entre dois pomares de avelã. Atravesse uma chicane e desça para a direita. Vire à esquerda e imediatamente à direita na rua que faz fronteira com a piscina. Passe pelo estádio de rugby. Siga a faixa gramada plantada com plátanos e margeando a N21. Atravesse esta estrada na passagem protegida. Tome a rua em frente. Siga sucessivamente a Rue de la Briotte à direita e depois a Escola à esquerda para chegar à Place de la Mairie.

Lendas e superstições... Muito poucas árvores frutíferas enriqueceram superstições e crenças populares, bem como avelã. Ele é a Árvore da Ciência, Conhecimento e Sabedoria. Para as civilizações celtas, era uma árvore mágica. Dormir à sombra de uma aveleira causa sonhos proféticos. A madeira da aveleira era usada para a fabricação de cetros reais e varinhas mágicas ou adivinhação... e a das varinhas de fadas. Hoje, alguns radiestesistas ainda usam varas de avelã para procurar água subterrânea. A aveleira é a madeira da vara ou cana. Cajado de Thor, filho de Odin. Mercúrio recebeu de Apolo um pau de avelã. Ele usou isso para melhorar as virtudes dos homens e acalmar suas paixões fortes demais. Esse bastão, o caduceu, cercado por duas serpentes e encimado por duas asas, tornou-se o emblema dos médicos.