Arenito vermelho

Caminhadas & passeios em Vars-sur-Roseix

Arenito vermelho - Caminhadas & passeios em Vars-sur-Roseix
6.2

Seguindo o curso do fluxo de Serre, o passeio curva-se suavemente em direção ao vale Roseix, que é a sua saída.

Depois de um vislumbre do vale de Loyre e da planície de Objat, a rota retorna a Vars, onde é possível admirar todos os tons de arenito vermelho que moldam as paredes das casas.

Um deles deu origem a Hugues Duroy de Chaumareix, capitão da "Medusa", cujo trágico naufrágio foi imortalizado pelo pintor Géricault.

DepartamentoCorrèze
Local de partidaVars-sur-Roseix

O ponto de partida é na praça da aldeia.

Partida - Praça da Igreja em Vars-sur-Roseix. Siga a D140 em direção a Objat, saia da aldeia.

1 - 50 metros mais à frente, conforme a inclinação aumenta, deixe o D140 e vire à direita nos pés de galinha. Vista do vale de Loyre e para Objat. O alcatrão é estendido por uma estrada de terra que desce em uma linha de cumeeira. Vista do vale de Loyre. Na aldeia de Chez Minet, junte-se à estrada e siga-a para a direita.

2 - Na encruzilhada, vire à direita, atravesse o riacho da Estufa, para se engajar novamente à direita e depois juntar à direita a RD17E (atenção: estrada movimentada, perigo). Siga por cerca de 1,5 km, depois pegue a "Route de la Serre" (primeira estrada à direita) em direção a Vars-sur-Roseix.

3 - Depois da ponte, no final do primeiro prado à direita, suba no mato em uma estrada de terra muito íngreme. Siga em frente para recuperar a entrada da vila, onde vire à esquerda para chegar à praça.