Aldeola do baixo Chevrière

Caminhadas & passeios em Saché

Aldeola do baixo Chevrière - Caminhadas & passeios em Saché
9.4

Descoberta de um lugar cheio de história: a aldeia de Basse Chevrière, onde viveu o escultor-pintor americano Alexander Calder, e o pintor Ray Sutter, bem como parte das prováveis ​​rotas do escritor Honoré de Balzac durante as suas estadias no Castelo Saché.

DepartamentoIndre-e-Loire
Cidade de partidaSaché
Tipo de passeioVisita do vilarejo
Período recomendadode março a outubro

Partida da Praça Alexander Calder (Prefeitura).

Depois de deixar a Praça da Câmara Municipal, onde um trono móvel oferecido à cidade pelo artista Calder (1898-1976), você passa o St. Martin de Vertou igreja (século XII). Na frente do outro lado da rua, algumas casas antigas e um albergue da mesma época.

Vire à esquerda, direção Druyes. Na primeira ponte de metal, "foto stop" com a igreja atrás de você e Sache, debaixo da ponte: Indre Balzac chamou, em seu romance "Lily in the Valley": o "vale de amor longo fita de água que corre ao sol entre duas margens verdes "... À distância, a 400 m, um pouco à direita, ergue-se o castelo de Chevrière (Clochegourde no romance).

Vire à esquerda no rio cruzou, siga uma pequena estrada de terra de cerca de 100 metros, vire à esquerda, e depois descobrir 50 m, o "Moulin Rouge", típico, ainda com a sua antiga ponte, que escritor emprestado caminhada, a partir do Castelo de Saché para ir em "toue" (barco de madeira longa) à porta do pastor, localizado a 300 m a montante (do local a ser pantanoso). "Photo break" do Indre. De volta às pontes pelo mesmo caminho...

As 3 pontes cruzadas, na paragem, atravessar a estrada (RD 84), basta pegar a estrada pavimentada na frente de você e 70 m, você vai descobrir: à sua esquerda, 200 m mais a oeste: o último workshop Calder, há onde ele expôs seu grande estável e móvel. À sua direita, norte e 300 m, uma bela vista do castelo Chevrière. De volta à parada, pegue a direção de Artannes, você está na aldeia, estrada do Chevrière inferior. Confrontado com o número 27 "foto break". Da casa do contrabandista (número 10), para o charme curioso, tornou-se em 1957 o Gouacherie (oficina de pintura) de Calder e que não mudou desde a morte do artista, em 1976. No fundo, a 100 m um pouco para a direita: o Indre, de novo. E, pisando, o moinho verde da Chevrière, ainda com a sua roda, ainda em ação... Aos seus pés, o antigo porto de Chevrière (hoje desapareceu), onde um ferry, usado antes da construção das pontes, passadas de um banco para o outro: "carroças, cavaleiros, gado... cadeiras com transportadores, carruagens". Balzac desembarcou lá e depois se juntou a "Clochegourde", por um caminho contornando, a leste, a casa do barqueiro, depois a estrada de terra que sobe, atrás de você, à esquerda.

No número 33, fica o "home Francis I" (século XV), antiga casa de vinho, com as suas Fuyes pombos, encostado no cume da colina escavados muitos túneis, de onde extraiu o tufo a pedra dos castelos. Calder mudou-se para lá em 1954 com sua oficina, um antigo celeiro que ele vidrara. Foi lá que ele imaginou e produziu a maioria de seus trabalhos "móveis e estáveis".

Entre o número 33 e o número 10, há uma casa de campo reabilitada (datada de 1715), incomum: a casa do pintor e mestre vidreiro Ray Sutter. Há vitrais em vidro colorido, usando uma técnica chamada "concreto", desenhos simbólicos e figurativos, muitas vezes iluminados à noite e visíveis da estrada, ou "passagem de suspiros" à esquerda.

A estrada, então, percorre uma sucessão de vinícolas trogloditas, anteriormente habitadas, para alguns, em um ruído de fundo persistente: o do vertedouro do moinho verde próximo, que data do século XII (1). A rota para a 50 m. Aos pés da face da rocha há uma curiosa placa comemorativa, lembrando a passagem do Tour de France em 1957. É devido ao escultor Gino Stagetti, que trabalhou para o artista Joe Davidson (1883-1952), escultor de "celebridades", que foi instalado nas proximidades, em "Bécheron manor" e... cujo filho se tornou... depois, o genro de Calder.

O retorno ao local da prefeitura é da mesma maneira.

(1) As quedas desta usina oferecem a maior diferença em altura do Indre, o que pode explicar sua ressonância.